Atendimento (67) 3345-0333

ARLS 8 DE AGOSTO Nº 61 - HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO
09/08/2022

HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO DA ARLS 8 DE AGOSTO Nº 61

Original apresentado em Loja, no ano de 2009, pelos irmãos Alexangelo Alexandrino Dembogurski e Thiago Garcia de Figueiredo, como um dos requisitos para elevação ao Grau de Companheiro.

Revisto, atualizado e aumentado por Thiago Garcia de Figueiredo em 08/08/2022.

Or∴ de Campo Grande

8/8/2022

O Brotar dos Pensamentos

Em meados do ano de 2007, o Irmão Ederson Velasques (Karatê), teve a ideia de criar uma loja maçônica que abrigasse os Seniores DeMolays, para que os mesmos dessem continuidade ao aprendizado iniciado na Ordem DeMolay.

Então, no decorrer desse ano, ele, começou a procurar quais seriam os melhores meios para que se fundasse essa Loja, buscou apoio nas figuras dos irmãos Adão Flávio Ferreira e Braunei Moreira Batista, os quais compactuavam dos mesmos pensamentos, o que fez aumentar a disposição para essa jornada, ainda mais quando recebeu o incentivo do então Grão Mestre, Irmão Juarez Vasconcelos, quando o visitaram.

Depois de a ideia ter se espalhado, o primeiro passo concreto para a fundação se deu em novembro de 2007, quando se reuniram os Irmãos, Éderson Pereira Velasquez, Braunei Moreira Batista, Adão Flávio Ferreira, Carlos Augusto Ferreira (in memorian), João Ferreira Neto, Luiz Thadeu Rodrigues Lopes e Ademir Batista de Oliveira, na residência do último, que é o proprietário da Revista Consciência.

Após a primeira, diversas reuniões foram realizadas, juntando-se ao grupo inicial Irmãos como Gilson Prazeres dos Santos, que, juntamente com o Irmão Ademir, patrocinaram a aquisição dos paramentos hoje usados pelos Irmãos.

Grande parte das reuniões foi realizada na residência dos Irmãos Adão e João Ferreira.

Foram escolhidos, por sugestão do Irmão João, aqueles que tomariam a frente do processo, sendo Presidente o Ir∴ Éderson, Secretário o Ir∴ João Ferreira e o Tesoureiro o Ir∴ Ademir.

Programou-se a data de fundação para 08 de agosto de 2008, e, na reunião do dia 12 de fevereiro de 2008, houve a votação para o nome da loja, sendo o vencedor o nome de A∴ R∴ L∴ S∴ 8 de Agosto.

No dia 27 de fevereiro de 2008, foi expedido um comunicado formal ao Sereníssimo Grão Mestre, da intenção desse grupo de Maçons de se tornar realidade a ideia de se fundar a referida Loja.

Assim, no mês seguinte, os integrantes da futura Loja, reuniram-se, no Salão Social do Edifício Village, com o então Sereníssimo Grão Mestre, Ir∴ Juarez Vasconcelos e com o Ir∴ Solindo Medeiros e Silva, Grande Secretário das Relações Interiores, para dirimirem as dúvidas pertinentes à fundação da Loja.

O então Grão Mestre, de pronto respondeu todos os questionamentos que lhe foram feitos, e ressaltou a importância de termos a fundação dessa Loja, principalmente pelos moldes ao quais se propunha e pelo fato de há muitos anos não ocorrer a fundação de uma Loja jurisdicionada à GLEMS.

A idéia do Magnífico Estandarte da Loja foi do Ir∴ Braunei, a criação e arte final, foi do Ir∴ Luiz Otávio Lima Júlio. O Estandarte foi doação do Past Grão-Mestre, Ir∴ Mafuci Kadri e o mastro foi doado pelo Ir∴ Guilherme Espíndola.

Enquanto os trâmites legais da GLEMS corriam, os esforços dos Irmãos não paravam, ficando estabelecido, além do dia da fundação – 08.08.08 – o da instalação – 18.08.08, e que as reuniões aconteceriam às segundas-feiras, no Templo da Loja Erasmo nº 24, do GOMS.

No dia 28 de julho de 2008, foi escolhida a Diretoria Provisória, que ficou assim constituída:

Venerável Mestre - Carlos Augusto Ferreira (in memorian);

Primeiro Vigilante - Gilson Prazeres dos Santos;

Segundo Vigilante - Éderson Pereira Velásquez;

Orador - Jorge Guilhermo La Torre Herédia;

Secretário - Adão Flávio Ferreira;

Primeiro Experto - Braunei Moreira Batista;

Segundo Experto - Humberto Carlos Filgueiras Mercante (in memorian);

Tesoureiro - Cleyton Almeida de Olindo;

Chanceler - Rui César Atagiba Costa;

Primeiro Diácono - Nilo Gomes da Silva;

Segundo Diácono - Laurindo Faria Petelinkar;

Mestre de Cerimônias - Roberto Batista Vilalba;

Porta Bandeira - Franklin Rodrigues Masruha;

Porta Estandarte - Mário Márcio Ferreira da Silva;

Hospitaleiro - Kazumi Nakasse;

Mestre de Harmonia - Luiz Otávio Lima Júlio;

Arquiteto - Romeu Heitor Lageano Moreira;

Guarda do Templo - Anízio Alves Junior;

Cobridor Externo - Antonio Pereira da Costa

A Fundação

Nada coincidentemente, após nove meses gestacionais decorridos da primeira reunião; no dia 08 de agosto de 2008, no salão social do Edifício Village, na Rua Pedro Celestino, 1522, nasceu a A∴ R∴ L∴ S∴ 8 de Agosto nº 61, que teve como fundadores os seguintes irmãos:

  • Adão Flávio Ferreira;
  • Anísio Alves Júnior;
  • Antônio Pereira da Costa;
  • Braunei Moreira Batista;
  • Carlos Augusto Ferreira (in memorian);
  • Cleyton Almeida de Olindo;
  • Éderson Pereira Velasquez;
  • Franklin Rodrigues Masruha;
  • Gilson Prazeres dos Santos;
  • Humberto Carlos Filgueira Mercante (in memorian);
  • Jorge Guilhermo La Torre Herédia;
  • Kasumi Nakasse;
  • Laurindo Petelinkar;
  • Luiz Otávio Lima Júlio;
  • Mário Márcio Ferreira da Silva;
  • Nilo Gomes da Silva;
  • Roberto Batista Vilalba;
  • Romeu Heitor Lageano Moreira;
  • Rui César Atagiba Costa.

A fundação contou ainda com a colaboração dos seguintes irmãos:

  • Ademir Batista de Oliveira;
  • Alison Gordim Pedroso;
  • Aristides Almirão;
  • Cezar Luiz Galhardo;
  • Eduardo Velasco de Barros;
  • Elízio de Deus Santos;
  • Guilherme Francisco Santinho;
  • Hélio Ávila Lima;
  • João Ferreira Neto;
  • Joel Cleto de Matos Portela;
  • José Carlos Bombassaro;
  • Joufre do Amaral Alves;
  • Juarez Vasconcelos;
  • Luiz Thadeu Rodrigues Lopes;
  • Merlison Figueiredo Pedroso;
  • Sávio Moral Rezuth;
  • Sidney Rocha Guimarães;
  • Valdenir de Freitas Guimarães;
  • Waldecy Alves Batista;
  • Walter Freire.

No dia 18 de agosto de 2008, o Sereníssimo Grão-Mestre, Ir∴ Juarez Vasconcelos, autorizou, pelo Ato nº 109-2006/2009, a fundação de uma Loja no Or∴ de Campo Grande-MS, com a demoninação de A∴R∴ L∴S∴ Oito de Agosto nº 61, considerando-se, a data de fundação da Loja, o dia 8 de agosto de 2008.

No dia 19 de agosto de 2008, o Sereníssimo Grão-Mestre, Ir∴ Juarez Vasconcelos, vinculou, pelo Ato nº 1109-2006/2009, a A∴R∴L∴S∴ 8 de Agosto nº 61, à 3ª Delegacia Distrital.

A Primeira Iniciação

Como já era de se esperar, a primeira iniciação de uma loja recém fundada deveria ser de um grande número de irmãos, para fortalecimento das colunas da loja. Então, em 22 de novembro de 2008, em um evento histórico, realizou-se a primeira sessão Magna de Iniciação, nas dependências da GLEMS, com autorização dada pelo então Ser∴ Grão Mestre, Ir∴ Juarez Vasconcelos e com o mesmo dirigindo os trabalhos, de 12 profanos, sendo seis deles egressos da Ordem DeMolay, em uma sessão rica em simbologia, sendo cumpridos todos os requisitos ritualísticos.

Nesse dia receberam a luz os IIr∴ Alexangelo Alexandrino Dembogurski, Carlos Gustavo de Lima Del Valle Sampaio, Diego Loureiro Ribas, Edgar de Azevedo Pinto, Gilson Leonardo da Costa Santos, Jefferson Eduardo Pessoa, Júlio César Pereira de Amorim Barbosa, Luiz Carlos Calepso, Naudir de Brito Miranda, Thiago de Souza Pires, Thiago Garcia de Figueiredo e Wellington de Mattos Santussi.

O Templo Irmão Alonso Simioli

Em visita ao Museu da GLEMS, os IIr∴ João Ferreira Neto e Braunei Moreira Batista, tiveram a feliz idéia da transformação daquele local num Templo para as jurisdicionadas da GLEMS que ocupavam Templos de Lojas de outras Potências. A idéia foi levada ao então Grão-Mestre, Ir∴ Juarez Vasconcelos que não a aceitou de início.

Entretanto, numa quarta-feira, após um jogo de futebol na Loja Nova Era, o Ir∴ João Ferreira Neto voltou à carga sobre a transformação do Museu em Templo, com o Grão-Mestre; argumentando que o Museu deveria ser no meio da rua (força de expressão) e não escondido como o atual, onde nem 1% dos IIr∴ o conhecia, além da transformação ser mais barata e rápida. Após essa conversa, o Grão-Mestre fez uma enquete entre vários visitantes e constatou a veracidade nas palavras do Ir∴ João Ferreira Neto. De 31 entrevistados, apenas um havia visitado o Museu. Na semana seguinte, o Grão-Mestre convocou o Ir∴ João Ferreira Neto para dar-lhe a notícia da transformação do Museu em Templo, além de agradecer-lhe pela ideia.

Para nossa felicidade, nossa Loja hoje funciona nesse maravilhoso Templo, denominado Alonso Simioli, realizando sessões às terças-feiras, às 20 horas.

Honrarias

Vale sempre a pena relembrarmos daqueles que nos prestam auxílio. Valendo-se dessa prerrogativa, a Loja 8 de Agosto, outorgou aos IIr∴ Juarez Vasconcelos, Luiz Thadeu Rodrigues Lopes, Ademir Batista de Oliveira e João Ferreira Neto, o título de membros honorários da Loja, pois a intervenção desses IIr∴ foi crucial para nossa existência, e os temos como verdadeiros membros.

Evolução

No transcorrer de sua existência, diversos irmãos passaram a integrar o quadro da loja, por filiação ou transferência, fazendo com que as Luzes de nossa Loja emanem com mais brilho.

Assim como diversos irmãos entraram, outros tantos saíram, seja por questões particulares, financeiras, para fundação de novas lojas, etc.

Mas aqueles que passaram pelas colunas da 8 de Agosto levarão sempre consigo a fraternidade, perseverança, companheirismo, estudo e beleza desta Loja.

Força Atual

Hoje nossa Loja, em seu décimo quarto aniversário, funciona regularmente com 40 membros em seu quadro, sendo 26 MM∴ MM∴, 3 CComp∴ MM∴ e 11 AApr∴ MM∴, um aumento de mais de 110% do quadro inicial de 19 membros.

No último sábado, 06 de agosto de 2022, receberam a Luz em nossa oficina 8 profanos, agora nossos neófitos, em uma brilhante sessão, marcada pela emoção dos 61 presentes.

Receberam a Luz os irmãos David Alexandre Camilo, Diego Tambosi, Edson Seki Junior, Hugo Barbosa Costa, João Victor de Souza Martins, Lauro Beckmann Ferreira Cabral, Luiz Felipe Mezzalira Vivi e Márcio Adriano Ribeiro Balduíno.

Oito valorosos irmãos, que vem fortalecer ainda mais nossas colunas, trazendo consigo toda sua bagagem de vida, para que, de agora em diante, possamos compartilhar os mesmos ensinamentos, através de nossos símbolos e alegorias, e aplicarmos conforme o ponto de vista de cada um, sempre ombreados com aquele irmão ao nosso lado.

Todos os trabalhos realizados por essa Augusta Oficina tomam de pleno força e vigor, e a Loja caminha ordenada e harmonicamente, para o progresso da humanidade, conduzida por Homens Livres e de Bons Costumes, que se reúnem para vencerem suas paixões e vencer suas vontades, fazendo assim novos progressos na maçonaria, estreitando os laços que nos unem como verdadeiros irmãos.

 

Relação de Veneráveis Mestres:

 

Nome

Período

Carlos Augusto Ferreira (in memorian)

08/08/2008 - 30/06/2009

Gilson Prazeres dos Santos

01/07/2009 - 30/06/2010

Humberto Carlos Filgueira Mercante (in memorian)

01/07/2010 - 30/06/2011

João Ferreira Neto

01/07/2011 - 30/06/2012

Braunei Moreira Batista

01/07/2012 - 30/06/2013

Jorge Guillermo la Torre Herédia

01/07/2013 - 30/06/2014

Ederson Pereira Velasquez

01/07/2014 - 30/06/2015

Wilson Pedro dos Anjos

01/07/2015 - 30/06/2016

Marcos Celso Spengler

01/07/2016 - 30/06/2017

Jefferson Eduardo Pessoa

01/07/2017 - 30/06/2018

Alexangelo Alexandrino Dembogurki

01/07/2018 - 30/06/2019

Thiago Garcia de Figueiredo

01/07/2019 - 31/12/2021

Adalberto Alves de Souza Neto

01/01/2022 - atual

GLEMS © 2022 - Todos os direitos reservados
Autoatendimento
Grande Loja do Estado de Mato Grosso do Sul
Emitido em 02/10/2022 22:00