O prefeito de Dourados, Alan Aquino Guedes, que foi De Molay do Capítulo 78, assinou na noite de sábado, 16 de dezembro, na presença do Sereníssimo Grão-Mestre, Ir∴ Ademar de Souza Freitas, dos Veneráveis Mestres atuais e dos eleitos, além de vários irmãos das cinco lojas do Oriente de Dourados, jurisdicionadas a Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso do Sul, o projeto de Lei de Nº 5.127, que doa uma área de 2.250 m² para a construção de uma Casa de Apoio no município.
“Temos uma Casa de Apoio na Capital e sentíamos a necessidade de fazer esse trabalho também no interior do Estado. Dourados foi escolhida porque recebe pacientes de mais de 30 municípios e está com a construção do Hospital Regional e futuramente terá uma unidade do Hospital de Amor, de Barretos, para atender pacientes com câncer”, explicou o Grão-Mestre.
As tratativas iniciaram no ano passado quando foi criada uma Comissão formada pelos Veneráveis Mestres e mais dois irmãos de cada uma das lojas do município. O grupo de irmãos analisaram algumas áreas disponíveis na cidade e indicaram três na região do Altos do Indaiá, que fica próxima do Hospital Universitário e que é de fácil acesso a Avenida Guaicurus onde será construído o novo Hospital de Amor.
A localização e identificação das áreas foram apresentadas à Procuradoria Geral do Município para análise de viabilidade e uma delas, a localizada na Rua Francisco Martins Viegas, em frente a área onde será construída a Funpema – Fundação Cardiogeriátrica de Dourados, foi liberada para doação.
“A área escolhida é estratégica, bem localizada e facilitará o acesso aos hospitais. É com muita alegria que faço a doação dessa área aos tios para um projeto que será tão importante para o município”, ressaltou o prefeito.
O espaço será criado para dar suporte a pacientes da região Sul do Estado que precisarem vir ao município em busca de tratamento no novo Hospital de Amor, que será construído e em outros hospitais da cidade, em especial irmãos, cunhadas, sobrinhos e familiares.
A Casa de Apoio começa ser construída em 2024 e depois de pronta será gerida por irmãos das lojas Antônio João, Nº 5, Justiça Liberdade e Disciplina, Nº 23, Cinquentenário, Nº 46, Orvalho de Hermon, Nº 51 e União e Trabalho, Nº 69.