LOJA JUSTIÇA, LIBERDADE E DISCIPLINA COMEMORA 50 ANOS DE FUNDAÇÃO

Carta Constitutiva

Nesta Segunda-feira, dia 26 de fevereiro, a Loja Justiça, Liberdade e Disciplina, Nº 23, do Oriente de Dourados realizou uma Sessão Festiva em comemoração ao seu Jubileu de Ouro, aniversário de 50 anos de fundação, que ocorreu no dia 27 de fevereiro de 1974.  A cerimônia foi presidida pelo Sereníssimo Grão-Mestre, Ir∴ Ademar de Souza Freitas e conduzida pelo Venerável Mestre da Loja, Ir∴ Jomy da Rocha Fucks. A reunião foi realizada em conjunto com os irmãos da loja mãe, a Benemérita ARLS Antônio João, Nº 5.

Antes de dar entrada ao templo foram realizas duas cerimônias de descerramento de placas. Uma em homenagem a um dos fundadores e primeiro venerável da oficina, Ir∴ Alberto Nacim Abrão (Tio Beto), que passou a nominar o templo da loja e a outra homenageando o Ir∴ Antônio Ferreira dos Reis, o Varanda, que passou a nominar a Sala dos Passos Perdidos. Ainda na entrada todos os irmãos receberam um pin comemorativo do Jubileu de Ouro e uma revista com a história dos 50 anos da Loja.

Para conduzir a parte comemorativa da sessão, o venerável da loja entregou o malhete para o Ir∴  Odilon Azambuja, que é da primeira turma, foi iniciado no ano da fundação e até hoje permanece ativo na loja.

Um dos momentos mais emocionantes da Sessão foi a entrada de três fundadores da loja, que durante a reunião ocuparam os cargos que exerciam na época. O Ir∴ José Morales Garcia, como 1º Vigilante, Ir∴ Luiz Santos Rodrigues Pinheiro, 2º Vigilante e o Ir∴ Antônio Geraldo Antonaccio Moraes, que ficou ao lado do Mestre de Cerimônias. Nos demais locais dos cargos foram colocadas fotografias dos irmãos fundadores, que hoje encontram-se no Oriente Eterno.

Outro momento que marcou a comemoração foi a cerimônia de troca do estandarte da loja. O velho, já desbotado e ainda com a abreviatura MT (Mato Grosso), junto ao nome da cidade de Dourados, por ter sido confeccionado antes da divisão do Estado, foi retirado por um dos anciões da Loja Justiça, Liberdade e Disciplina e substituído pelo novo trazido pelas mãos de um dos irmãos aprendizes da loja. Nesse momento o Ir∴ Odilon deu uma breve explicação sobre o significado de cada símbolo presente no estandarte e falou da importância da oficina estar se renovando constantemente.

Ainda na Sessão foi lido o trabalho, fruto de pesquisa do Ir∴ João Rocha Filho, que conta a história dos 50 anos da oficina, separada por décadas.  Ainda dentro da Ordem do Dia os fundadores e a Loja Mãe foram homenageados e o Grão-Mestre fez a entrega da Carta Constitutiva de Benemérita à ARLS Justiça Liberdade e Disciplina, Nº 23. O Ir∴ Odilon Azambuja e o Grão-Mestre Ad Vitam, Ir∴ Sebastião Nogueira Faria, também foram homenageados pelos relevantes serviços prestados à loja e à maçonaria. A Loja Hijos Del Silencio, de Pedro Juan Caballero, trouxe ainda uma honraria que foi entregue ao venerável mestre da loja.

Além da presença do Grão-Mestre e do Grão-Mestre Ad Vitam, abrilhantaram a Sessão Festiva o 1º Grande Vigilante, Ir∴ Alexandre Demamman, o Delegado Geral, Ir∴ Ruy Cesar Barbosa, o Venerável Mestre da Logia Hijos del Silencio, de Pedro Juan Caballero, Adrian Ramirez representante da Grande Loja do Paraguay, o Grande Mestre de Cerimônias, Ir∴  Edilmar Manfredini, os Delegados Regionais da 9ª e da 10ª Regiões da GLEMS, IIr∴ Washigton Borges Costa e Clarício Salazar Filho e o Delegado Distrital, da 23ª Delegacia, Ir∴ Tenir Miranda Júnior, além dos quatro veneráveis das lojas do Oriente de Dourados, os irmãos Pedro Paulo Scherer, da Benemérita ERLS Antônio João, Nº 5, Mileno Santinho, da Cinquentenário de Dourados, Nº 46, Giovane Souza Rosa, da Orvalho de Hermon, Nº 51 e Delane da Silva Rosa, da União e Trabalho.

Ao todo prestigiaram a Sessão Festiva de 50 anos de fundação da Benemérita ARLS Justiça, Liberdade e Disciplina, 109 irmãos. Sendo três fundadores, 38 obreiros ativos do quadro, 18 da Loja Mãe Antônio João e 50 irmãos visitantes que representaram 15 lojas, pertencentes as três Potências Maçônicas regulares e aceitas, no Mato Grosso do Sul e também de outros estados.

No final a loja recebeu todos os convidados no Salão de Festas para o Ágape Fraternal. Muitos irmãos permaneceram no espaço até a meia noite quando cantaram os parabéns e fizeram um brinde ao Jubileu de Ouro da Oficina.

Comments (1)

Tenho um enorme carinho e gratidão por essa valorosa oficina, pois aí iniciei na Ordem DeMolay e frequentei por quatro anos e após fui pra faculdade!!!!! A loja que congrego aqui em Aparecida do Taboado também completará 50 anos!!! Um TFA a todos os irmãos desta valorosa oficina , assim com a todos os irmãos espalhados pelo orbe!!!

Deixe um comentário