
No final de semana passado, nos dias 21 e 22 de junho, a B∴A∴R∴L∴S∴ Álvaro Figueiredo, Nº 19 do Oriente de Corumbá realizou duas importantes Sessões Maçônicas. Na sexta-feira, foi realizada a Cerimônia de Banquete Ritualístico, que celebra o solstício de inverno, no hemisfério sul.
A celebração contou com a presença do representante do Grão-Mestre, da Sereníssima Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso do Sul, o Delegado Regional, irmão Osvaldo Maeda, do Oriente de Aquidauana, que pertence ao quadro da Loja Conquista e Integração, Nº 33, que veio acompanhado de três irmãos.
Também abrilhantaram a cerimônia, o Venerável Mestre irmão Rafael Alejandro Saavedra Pradel, da A∴R∴L∴S∴ Libres Pensadores – Mateo Kuljis Ilic , N.º 21, do Oriente do Valle de Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, loja jurisdicionada a Grande Logia de Bolívia, que veio acompanhado de mais dez irmãos.
Outros irmãos, pertencentes as demais Lojas do Oriente de Corumbá e Ladário, juntamente com os obreiros da Loja Álvaro Figueiredo, prestigiaram essa importante sessão.
No sábado (22) aconteceu uma Sessão Magna de Hermanamento Maçônico, entre as Lojas B∴A∴R∴L∴S∴ Álvaro Figueiredo, Nº 19 e a A∴R∴L∴S∴ Libres Pensadores, n.º 21 Mateo Kuljis Ilic.
A Sessão, foi presidida pelo Venerável Mestre José Maria Rodrigues, e teve a presença de autoridades, como o Delegado Regional Osvaldo Maeda e também dos Veneráveis Mestres das Lojas Libres Pensadores, n.º 21, do Valle de Santa Cruz e da Loja irmã, Sentinela da Fronteira, Nº 53 do Oriente de Corumbá, além de outras autoridades e obreiros da Bolívia e do Brasil.
Na Sessão, os Veneráveis Mestres de ambas as Lojas, assinaram a Ata de Hermanamento e firmaram compromisso mútuo, para intercâmbio maçônico, inter visitação e ajuda mutua.
Os hermanamentos ou Geminações Maçônicas, são um instrumento de extrema importância para facilitar a aproximação entre os maçons e entre lojas maçónicas de diferentes países, e o Ir∴ de uma loja torna-se membro honorário da outra e vice versa, sem envolvimento pecuniário.
As cunhadas da “Flor da Acácias”, departamento feminino da Loja Álvaro Figueiredo, sob a presidência da cunhada Celenir Magalhães Rodrigues, também estiveram presentes no ágape e recepcionaram as cunhadas Bolivianas.
Uma linda festa que entrará para história da Maçonaria Corumbaense, Sul-mato-grossense e Universal.