A Sereníssima Grande Loja do Estado de Mato Grosso do Sul apoia a Novembro Azul, Campanha Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que acontece durante todo esse mês. Nesse mês. A GLEMS também alerta os irmãos com idade acima de 50 anos sobre a importância de fazer o exame da próstata.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
Segundo o Inca, parte dos tumores pode crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. No entanto, a maioria se desenvolve de forma lenta e não chega a dar sinais ou a ameaçar a saúde.
O diagnóstico precoce reduz os riscos de complicações. Para confirmar a doença é preciso fazer uma biópsia, procedimento em que são retirados pedaços pequenos da próstata para análise laboratorial. A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração nos exames preventivos (leia abaixo).
Idade, histórico de câncer na família, sobrepeso e obesidade estão entre os fatores que podem aumentar o risco de câncer de próstata.
O risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. Também estão mais suscetíveis homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos. Estudos recentes mostram maior risco da doença em homens com peso corporal elevado.