O Sereníssimo Grão -Mestre, Ir∴ Ademar de Souza Freitas e o Grande Secretário de Relações Exteriores, da GLEMS, Ir∴ Darcy Costa Filho, estiveram no último final de semana, do dia 4 ao dia 6 de agosto, em Curitiba, no Paraná, participando da reunião da Zona V da CMI – Confederação da Maçonaria Interamericana.
Na ocasião, Ir∴ Ademar anunciou sua candidatura ao cargo de presidente da Zona V da CMI, que foi recebida com muito entusiasmo pelos presentes. Após o lançamento da candidatura, todos os integrantes da CMI que estavam presentes usaram da palavra, manifestando, um a um, o apoio total à candidatura do o Sereníssimo Grão-Mestre, que foi muito aplaudido.
“O que mais me deixou feliz foi ver minha candidatura ser recebida com muito entusiasmo, com apoio incondicional e unânime de todos os Membros da COMAB, da CMSB e dos dirigentes da CMI, que estavam presentes. Embora a eleição e a posse sejam apenas em abril do ano que vem, quero crer que minha eleição já esteja definida. Até porque, nenhum outro irmão se lançou candidato ao cargo”, comemorou Ir∴ Ademar.
O Grande Oriente do Paraná, anfitrião do evento, estava comemorando 120 anos de fundação e na ocasião, o Sereníssimo Grão-Mestre, Ir∴ Cristian Flores Maldonado, tomou posse no cargo de presidente da COMAB – Confederação Maçônica do Brasil.
O evento foi muito concorrido. Na reunião da CMI, estiveram presentes todos os Grandes Orientes brasileiros vinculados à COMAB (14), mais dois Grandes Orientes que participaram como observadores. Da parte da CMSB, participaram 8 Grandes Lojas.
Também estiveram presentes os Sereníssimos Grãos-Mestres das Grandes Lojas de Portugal, Bolívia, Uruguai, Peru, Chile, Grande Loja Nacional Francesa, uma Grande Loja do México e duas Grandes Lojas dos Estados Unidos. Várias outras autoridades maçônicas se fizeram presentes, podendo ser destacados o presidente da CMI e o Secretário Executivo da CMI.
“Até bem pouco tempo, as três Potências Maçônicas regulares brasileira, ou seja, Grandes Lojas, Grandes Orientes Independentes e GOB, praticamente não se relacionavam. Aliás, em alguns Estados, até mesmo se tratavam como inimigos. Mas atualmente, depois de muito trabalho, esse cenário mudou. As Potências Regulares se reconhecem mutuamente, se respeitam e trabalham juntas. Prova disso foi o encontro realizado em Curitiba, no último final de semana, onde se reuniu toda a maçonaria brasileira, num ambiente festivo e de camaradagem. Aliás, refletindo bem o espírito do encontro, o qual os organizadores batizaram de ‘Semana da Fraternidade’”, Declarou o Grão-Mestre.
Durante a reunião da CMI foram apresentadas palestras pelo presidente da VI Zona da CMI, Ir∴ Armindo Azevedo e pelos dirigentes da CMI, IIr∴ Jimmy Aramayo e Rubens Franz. Após a assembleia realizada sábado à tarde, no templo do Grande Oriente do Paraná, em comemoração aos seus 120 anos de fundação, foi realizado um jantar de gala nas dependências do Sociedade Garibaldi, tradicional clube curitibano.