O PROCESSO DE ADMISSÃO DO CANDIDATO
Os pré-requisitos para o candidato ser admitido se referem às suas normas de conduta perante a comunidade a qual ele pertence, sendo a aceitação da admissão primordialmente dependente da declaração dos motivos pelos quais o candidato deseja se tornar um Maçom. Assim, espera-se na ocasião do preenchimento da proposta de admissão, que o candidato seja sincero perante sua própria consciência.
EXISTE UM GRAU DE ESCOLARIDADE PARA SER ADMITIDO NA MAÇONARIA?
Para que a Loja seja completa e equilibrada, é bom que seja preservada a diversidade de profissões e níveis culturais entre seus membros, portanto, não é exigido um grau específico de escolaridade para a admissão. No entanto, o indivíduo deve ter domínio da leitura de textos, tendo em vista que as instruções são transmitidas também por meio da escrita.
A MAÇONARIA EXIGE O CUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÕES?
Ao ser iniciado na Maçonaria, o cidadão deverá assumir compromissos, assim como em qualquer associação humana, que reflitam sua responsável escolha. Isso ocorrerá por meio do compromisso de estudar, com mente aberta, as instruções maçônicas, bem como o de considerar confidenciais os ensinamentos recebidos e contribuir pecuniariamente para a manutenção de sua Loja. Em suma, haverá compromissos como em qualquer associação humana.
A MAÇONARIA CONTEMPLA O ASPECTO RELIGIOSO?
Sim! Contempla o aspecto religioso, porque reconhece a existência de um único princípio criador, regulador, absoluto, supremo e infinito ao qual denomina GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO.
Porém, a Maçonaria não tem a pretensão de tomar o lugar da religião na vida dos maçons. Para ser membro da Maçonaria, o cidadão deve professar uma crença firme em Deus, gozar de boa reputação e ter conduta ilibada, independentemente de suas crenças religiosas. Sendo um bom membro de sua religião, possivelmente será um bom Maçom, e aprenderá como cultivar virtudes morais em sua vida diária, viver sob a Paternidade de Deus, sobre a Fraternidade dos homens e a Imortalidade da Alma em sua Loja.
A PARTICIPAÇÃO FEMININA
A Maçonaria Universal, que admite o ingresso de homens, tem de essencial nos seus princípios fundamentais a prática da primeira das virtudes: a SOLIDARIEDADE HUMANA. Conta, neste aspecto, com valiosa participação feminina, pois a família jamais fica fora das atividades maçônicas.
Assim, existem diversas associações maçônicas que para as Senhoras, como a Associação das Acácias, a Ordem do Arco Íris e a Ordem Internacional das Filhas de Jó, que desenvolvem atividades sociais e ritos próprios, de forma a agregar as jovens entre 11 e 19 anos, no desenvolvimento de seus talentos, qualidades e no seu potencial de liderança.
A Ordem Estrela do Oriente é destinada aos Mestres Maçons, cunhadas e mulheres adultas, em que às jovens que concluíram os seus estudos nas Assembleias de Arco Íris e Betheis das Filhas de Jó, prosseguem os seus estudos.
O QUE PODEMOS FAZER PARA AJUDAR?
Temos a convicção de que, ao entrar para a Maçonaria, deixa-se de ser um humano comum e acreditamos que todos usufruirão dos benefícios reais de uma Instituição cujos princípios morais e éticos têm perpetuado à prova do tempo. A Maçonaria é, sobretudo, uma maneira de viver e está sempre preocupada com a família, com a bondade no lar, com a honestidade nos negócios, com a boa postura social, com o prazer no trabalho, com a piedade e a sincera preocupação para com os desvalidos da fortuna, com o socorro aos mais fracos, com o perdão para o penitente, com o amor ao próximo e, sobretudo, com a reverência a Deus.
Nossas portas estão sempre abertas para acolher os membros da família do Maçom e nossos corações estão sempre voltados para para a sua qualidade de vida. Por meio do novo membro da Ordem, que é membro de sua família, ou através do Venerável Mestre de sua Loja, estamos sempre dispostos a atendê-los e socorrê-los.
Deseja Pertencer a Ordem Maçônica?