A história da ordem
A partir de um resgate histórico, afirma-se que a origem da Maçonaria se dá em um período nomeado como antigo/lendário, em meados do século V a.C., a partir da construção do TEMPLO DE SALOMÃO. Após esse período, destacam-se ainda o medieval/operativo e o moderno/especulativo.
As associações de artífices, atuantes nas mesmas profissões, foram fundadas pelos Collegias Fabrorum, do Império Romano, no período medieval. Na Alemanha, entidades com o mesmo eram denominadas como “GUILDAS”. O principal objetivo desses grupos era confiar os segredos das profissões à poucos, após um longo tempo de aprendizado.
Dessa forma, os maçons da idade lendária e medieval são tidos como maçons operativos, por conta do trabalho manual que muitos desempenham na construção de palácios, catedrais, mausoléus e pontes, enquanto o trabalho intelectual era exercido por poucos.
Porém, com o declínio na construção de catedrais durante o século XVII, muitas GUILDAS de trabalhadores manuais passaram a aceitar como membros cidadãos de letras eruditas, rotulados como “maçons aceitos”. Esse foi o marco do início do período moderno, em que a Maçonaria passa a ter um cunho especulativo.
Porém, com o declínio na construção de catedrais durante o século XVII, muitas GUILDAS de trabalhadores manuais passaram a aceitar como membros cidadãos de letras eruditas, rotulados como “maçons aceitos”. Esse foi o marco do início do período moderno, em que a Maçonaria passa a ter um cunho especulativo.
Essa evolução é tida como o início da ORDEM MAÇÔNICA, tal qual é conhecida em nosso tempo. Em 1717, a primeira Grande Loja do Mundo foi formada, por meio da união de quatro Lojas Maçônicas em Londres, na Inglaterra. Doravante, outras Lojas e Grandes Lojas passaram a ser reconhecidas em muitos países.
Frequentemente, os maçons denominam a Maçonaria como uma “Instituição Milenar” considerando que sua base na tradição remonta as origens históricas construídas pelo tempo, por vezes não registradas e desconhecidas.
A força maçônica é composta pela seleção de integrantes escolhidos entre todos os segmentos da organização social, unidos aos ideais comuns mais nobres da humanidade, sem distinção de raça, cor ou credo.
2 MILHÕES DE MAÇONS NO MUNDO | 220 MIL NO BRASIL |
40 MIL LOJAS NO MUNDO | 7.400 NO BRASIL |
A MAÇONARIA NO BRASIL
Por mais que não existam registros históricos confiáveis a respeito das primeiras Lojas Maçônicas no país, acredita-se na influência de brasileiros que realizaram seus estudos a nível superior na Europa, que iniciavam as Lojas Maçônicas com objetivos políticos, voltados a causas sociais da época, como a luta pela independência do Brasil. Em 1822 a atuação maçônica passa a ter um formato sólido no país, sendo esse percurso histórico sobre a fraternidade detalhado em materiais informativos, disponibilizados em bibliotecas e livrarias
O QUE É MAÇONARIA?
A Maçonaria é um movimento filosófico, educativo, filantrópico e progressista que adota a investigação da verdade, em regime de plena liberdade, formada por livres pensadores, apreciadores da cultura moral.
Seus ensinamentos são ministrados por meio da prática de rituais, que contêm princípios de todas as Artes Iniciáticas, como o hermetismo, a cabala, o simbolismo, além dos conceitos tradicionais sobre as cores, os números e as lendas antigas.
Esses ritos fundem o simbolismo das Iniciações Primitivas, aos ensinamentos Rosa-Cruzes dos antigos filósofos, do Pitagorismo, dos Templários, do Judaísmo, do Cristianismo, entre outros. Há ainda uma dedicação na conservação de tradições antigas de ensinamentos místico-iniciáticos (simbólicos e alegóricos).
Em resumo, a Maçonaria é uma escola de sabedoria.
SEUS LEMAS FUNDAMENTAIS SÃO
Liberdade – porque o homem que venceu a si mesmo liberta-se da opressão que o escraviza.
Igualdade – porque a Maçonaria reconhece que todos os homens nascem iguais, admitindo apenas as distinções a respeito de mérito, talento, sabedoria, virtude e trabalho, de cada um.
Fraternidade – porque a Maçonaria aspira que a compreensão reine entre seus adeptos, diminuindo os males dos povos, aumentando a compreensão e o respeito entre os homens.
fale conosco