Pela primeira vez na história da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso do Sul, uma sessão é presidida por dois Grão-Mestres e um Grão-Mestre Adjunto assume oficialmente, de forma interina, o mais alto cargo da GLEMS.
A Cerimônia de transferência de malhete aconteceu durante Sessão Magna Festiva de 83 anos da Gran-Benemérita ARLS Marechal Deodoro da Fonseca, Nº 2, no Oriente de Aquidauana.
A Sessão iniciou sendo presidida pelo Sereníssimo Grão-Mestre, irmão Ademar de Souza Freitas e conduzida pelo venerável da loja, o irmão Marcelo Augusto Ferreira Portocarrero.
Em dado momento da cerimônia o irmão Ademar transferiu simbolicamente o malhete da GLEMS, ao Grão-Mestre interino, o irmão Heron dos Santos Filho, que deixa o cargo de Grão-Mestre Adjunto e passa a responder pela Grande Loja.
No primeiro ato como Grão-Mestre, o irmão Heron dos Santos Filho concedeu o título de Maçom Benemérito ao irmão Ademar de Souza Freitas, pelos relevantes serviços prestados a Maçonaria Sul-Mato Grossense e a Maçonaria Latino-americana. A honraria foi entregue pelas mãos do Grande Orador, irmão Alci Araújo, que é padrinho de maçonaria do irmão Ademar. Foi um momento de grande emoção. A medalha do mérito foi entregue pelas mãos da cunhada Lourdinha, durante homenagens feitas no Salão de Festas da Loja, após a Sessão.
O irmão Ademar afastou-se temporariamente do cargo para se dedicar à campanha ao Grão-Mestrado, que está concorrendo a reeleição, que este ano será realizada com chapa única. O irmão Heron permanece no cargo de Grão-Mestre até o dia 29 de desse mês.
REUNIÃO
No período da tarde, antes da Sessão Magna Festiva, o irmão Ademar realizou uma reunião onde prestou contas de tudo quanto foi realizado durante sua gestão e apresentou as principais propostas para o próximo mandato.