No dia 31 de janeiro o Sereníssimo Grão-Mestre, Ir∴ Ademar de Souza Freitas, esteve em Nova Esperança, no Paraná, sua cidade natal, onde participou da Sessão Maçônica que marcou a abertura do ano maçônico de 2024. A reunião aconteceu na Augusta, Respeitável e Grã Benemérita Loja Simbólica Nova Esperança Nº. 26, foi presidida pelo Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente do Paraná (GOP), Ir∴ Cristian Flores Maldonado e os trabalhos conduzidos pelo Venerável Mestre da Loja anfitriã Jorge Antônio Salem.
Na Ordem do Dia, ele foi convidado a proferir uma palestra e na ocasião discorreu sobre uma questão de profunda reflexão: “Vale a Pena ser Maçom?” e trabalhou tópicos importantes como: “O que é Maçonaria”, “Quais são Seus Princípios”, Quais Seus Objetivos” e ainda “O Que Não é a Maçonaria” e “O Que se Obtém Sendo Maçom”.
Ainda durante visita a Nova Esperança, o Grão-Mestre foi homenageado pelo município. Na solenidade ele recebeu das mãos do prefeito Moacir Olivatti a placa de homenagem. A solenidade foi prestigiada por várias autoridades do município e região.
A Sessão foi abrilhantada por mais de 100 irmãos que vieram de Curitiba, Maringá, Londrina, Cianorte, Paranavaí, além de municípios do estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.
Ir∴ Ademar nasceu em 20 de julho de 1958, na cidade de Nova Esperança, onde passou a infância e teve sua formação nos Ensinos primário e médio. Ainda no Paraná graduou em Direito, em 1983, pela Fundação Universidade Estadual de Maringá (UEM). Foi professor primário, no magistério e ainda em curso preparatório para vestibular.
Em 1981, iniciou sua trajetória como Auxiliar Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho. Em 1985 foi aprovado em concurso pela UEM trabalhando no Escritório de Assistência Judiciária. E no ano de 1993 foi aprovado em Concurso para Juiz Substituto, passando por várias promoções e atualmente é Juiz Titular da Vara do Trabalho de Aquidauana-MS.