Uma cerimônia digna de entrar para história da Maçonaria Sul-Mato Grossense. Neste sábado, dia primeiro de fevereiro, aconteceu no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, no Oriente de Campo Grande, a Abertura do Ano Maçônico de 2025. A Sessão lotou o auditório do antigo Palácio Popular da Cultura com quase mil obreiros da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso do Sul, do Grande Oriente do Brasil -MS e do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso do Sul, em um momento de união e fraternidade.
A reunião contou com a presença dos Grão-Mestres das três Potências Maçônicas regulares, do Estado: o Sereníssimo irmão Ademar de Souza Freitas (GLEMS), que presidiu a Sessão, o Soberano irmão Bento Adriano Monteiro Duailibi (GOMS) e o Eminente irmão David da Silva Ribeiro. A reunião também foi abrilhantada com apresença do Governador do Estado, Eduardo Riedel, do Secretário Geral da COMAB – Confederação Maçônica do Brasil, irmão Amílcar Silva Júnior, além de várias autoridades maçônicas.
Na Ordem do Dia o público assistiu uma palestra do Governador que discorreu sobre o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e as novas oportunidades. Logo em seguida o irmão Carlos Cisi, violonista clássico e membro da Benemérita ARLS Ordem e Progresso, Nº 25, presenteou o público com uma belíssima apresentação.
Três irmãos, um de cada potência maçônica fizeram uso da palavra representando os demais obreiros. O primeiro a usar a tribuna pelo GOMS, foi o Deputado da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica, irmão Thiago Ramos Dias, o segundo foi o Venerável irmão Francisco da Silva Bandeira, presidente do Tribunal Estadual Eleitoral do GOB/MS e pela GLEMS, o Grão-Mestre Ad Vitam, irmão Juarez Vasconcelos. Os três parabenizaram a iniciativa e destacaram o momento de união que a maçonaria Sul-Mato-Grossense vive e que reflete em toda a sociedade.
A palavra também foi dada ao Grande Mestre Estadual da Ordem DeMolay de Mato Grosso do Sul, André Luis Constantino Barbosa que elencou os trabalhos relizados e a importância da Ordem para a sociedade. André revelou ainda que o Estado será sede do Congresso Nacional da Ordem DeMolay, no próximo ano e destacou que o sucesso do evento depende do apoio, do patrocínio e da participação de todos os irmãos.
Pouco antes do encerramento foi entregue uma homenagem ao Governador do Estado, Eduardo Riedel. O Soberano Grão-Mestre. Irmão Bento Duailibi, também fez uma homenagem aos Grão-Mestres da GLEMS e do GOB-MS. Ele comunicou que a partir daquela presente data as fotos dos irmãos Ademar de Souza Freitas (GLEMS) e David da Silva Ribeiro (GOB/MS) passariam a decorar a Galeria de Grão-Mestres de Honra, do GOMS.
Após a Cerimônia de Abertura do Ano Maçônico, de 2025, foi servido um coquetel aos participantes.