Neste último sábado, dia 21 de outubro, aconteceram no templo da Sereníssima Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso do Sul, duas Assembleias Extraordinárias, uma delas votou o retorno da reeleição e a outra a atualização do Regulamento Geral.
Ao todo participaram da votação 55 veneráveis mestres e representantes de lojas jurisdicionadas a GLEMS, que aprovaram por 43 votos favoráveis e 12 contrários, a modificação do Parágrafo Único, do Art. 19, da Constituição da Grande Loja, que impedia a reeleição de Grão-mestres, no Estado e que a partir de agora passa a vigorar da seguinte forma: “É permitida a reeleição por uma vez, para o mesmo cargo…”.
As Assembleias foram presididas e conduzidas pelo Sereníssimo Grão-Mestre, Ir∴ Ademar de Souza Freitas e abrilhantada com a presença do Eminente Grão-Mestre Adjunto, Ir∴ Heron dos Santos Filho, dos Grão-Mestres Ad Vitam, IIr∴ Jordão Abreu e Darcy da Costa Filho, além dos ex Grão-Mestres Adjuntos, Heron dos Santos e Hugo de Oliveira, do delegado Geral, Ruy César Barbosa e vários Delegados Regionais.
O Grão-Mestre Adjunto fez uso da palavra para parabenizar o protagonismo das lojas do interior que propuseram a mudança na Constituição da GLEMS. “As lojas precisam assumir cada vez mais esse papel de proatividade. É necessário que mudanças importantes como essa, não partam somente da Grande Loja, mas das lojas jurisdicionadas. Essa proposta veio para mostrar que as demandas do interior estão sendo ouvidas”, declarou Ir∴ Heronzinho.
A Segunda Assembleia Extraordinária, que iniciou às 10h, aprovou por 52 votos favoráveis e três contrários, o texto que atualiza o Regulamento Geral da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso do Sul.